Fazer o Bem no Exterior - Trabalho Voluntário

Já pensou em conhecer o mundo fazendo trabalho voluntário no exterior? Pois saiba que é perfeitamente possível e muito mais fácil do que você imagina.

Vários programas oferecem às pessoas oportunidades de viajar para o exterior em troca de trabalho voluntário. Há possibilidades para as mais diversas áreas de atuação e idades, para estadias curtas ou longas.

O trabalho voluntário é definido pela lei como uma “atividade não remunerada prestada por pessoa física a uma entidade pública ou instituição privada de fins não lucrativos, com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.”

Ou seja, antes de fazer trabalho voluntário no exterior, é preciso saber que você não irá receber pelos serviços.
Algumas instituições oferecem a hospedagem e alimentação. Mas os gastos com passaporte, vistos, passagens e seguro viagem, ficam por conta do viajante.

O voluntariado pode não ser remunerado, mas ajudar em uma causa social/ambiental é algo único. Fazer um trabalho voluntário no exterior com certeza vai te trazer muitas experiências incríveis.

Além de estar em contato com outras culturas e línguas, e desenvolvendo habilidades que talvez não tenha praticado até então, você vai estar praticando o bem, auxiliando alguém e fazendo seu papel para ajudar a melhorar o mundo.

Você ainda pode escolher o serviço que melhor se encaixa com suas competências: colaborar na construção de uma casa, auxiliar os refugiados, dar aulas de idioma para crianças e muitas outras coisas.

O serviço voluntário é algo tão genuíno que até as empresas dão atenção a esse tipo de experiência no currículo.

Muitos possuem a dúvida: quero ajudar, mas como ser voluntário no exterior?

Há várias maneiras de encontrar programas de voluntariado internacional, e o processo pode ser muito mais simples do que o esperado. Existe uma imensidão de iniciativas que necessitam da ajuda e da expertise que um voluntário pode oferecer. 

Mochileiros tem a oportunidade de visitar vários países em uma única viagem, mas muitas vezes só pensam na possibilidade de fazer trabalho voluntário no exterior quando já estão em outro país.

Por isso, comece a planejar com antecedência e viva essa experiência da melhor maneira. O trabalho voluntário durante o mochilão é uma excelente forma de aliar dois propósitos de viagem que irão resultar em uma experiência transformadora.

Descubra a seguir quais são as áreas em que o voluntário pode atuar, quais são os processos adotados e os custos envolvidos.

Quais os tipos de trabalhos voluntários?

Existem diversas propostas de trabalho voluntário ao redor do mundo, que atendem aos mais variados perfis de interesses.

Para os amantes dos animais, há demandas para banho, tosa, atividades recreativas e tratamento de doenças. Seja cuidando de animais domésticos, em extinção ou resgatados, na fazenda ou em um abrigo, não faltarão oportunidades para zelar pelos bichinhos.

Outra forma de ajudar é atuando em projetos de empoderamento feminino para mulheres vítimas de violência doméstica, e que não possuem renda suficiente para se tornarem independentes. 

Por meio do ensino de habilidades práticas, como gestão financeira, matemática e inglês, um grande impacto pode ser causado na construção da autoestima, e novas portas podem ser abertas.

Se você quer se engajar com causas ecológicas, também há formas de atuar em iniciativas ambientais. É uma chance incrível de desenvolver ou aprimorar seu know-how em jardinagem e agricultura, e ainda aplicar esse conhecimento em práticas sustentáveis. 

Aos nômades digitais, suas competências podem ser muito úteis! Colaborar na divulgação de projetos e na construção da presença digital das instituições tem se tornado uma das principais maneiras de prestar serviço voluntário.

Para esses propósitos, habilidades como fotografia, edição de vídeo, web design, programação, gerenciamento de redes sociais e produção de conteúdo são imprescindíveis.

Médicos e profissionais da área de saúde encontrarão muitas oportunidades em hospitais e clínicas ao redor do mundo. Se você não possui a formação, mas ainda quiser ajudar, poderá oferecer sua companhia aos pacientes em diversas atividades, como passeios.

Sabe tocar instrumentos, é bom em esportes ou tem algum outro talento artístico? Então, poderá dar aulas de música e atividades físicas ou elaborar oficinas recreativas repletas de brincadeiras lúdicas para crianças ou adultos.

Nossa Missão:

Incentivar e mostrar como as pessoas podem fazer o Bem.

Pois se cada um de nós se dedicar pelo menos um pouco por dia a fazer o bem, talvez, conseguiremos construir um futuro melhor para a nossa sociedade.

Pois nos dias de hoje, com tanta maldade e coisas ruins acontecendo o tempo inteiro, precisamos de pessoas boas que queiram fazer o bem, que lutem por esta bandeira que as poucos vem sendo deixada de lado.

HÁBITO DO BEM® . Todos os direitos reservados. Rio Grande do Sul. ohabitodobem@gmail.com